Os produtos de silicone estão se tornando cada vez mais populares e podem ser encontrados em quase todas as cozinhas, banheiros ou berçários. Mas eles estão seguros?

Por Aida Garcia-Toledo, Especialista em Materiais Orgânicos

Nos últimos dois anos, os produtos de silicone se tornaram onipresentes.

As cores brilhantes, os designs divertidos e a praticidade fizeram dos produtos de silicone a escolha certa para muitos pais que estão tentando minimizar a exposição de suas famílias aos plásticos – alguns dos quais podem conter desreguladores endócrinos e substâncias químicas cancerígenas.

Outras alternativas aos plásticos como vidro, madeira, aço inoxidável e borracha são usadas há décadas e testadas longamente, por isso são a base da vida ecológica.

O silicone, no entanto, fez sua estreia na cozinha e em produtos infantis há relativamente pouco tempo, o que significa que ainda estamos descobrindo mais e mais sobre o material.

Neste artigo, veremos:

O que é silicone
A segurança do silicone
Os benefícios dos produtos de silicone para bebês e crianças
Produtos de silicone que amamos!

O que é silicone?

O silicone, que não deve ser confundido com o silício (uma substância que ocorre naturalmente e o segundo elemento mais abundante na Terra depois do oxigênio), é um polímero artificial criado pela adição de carbono e / ou oxigênio ao silício.

Por ser maleável, macio e à prova de estilhaços, sua popularidade está crescendo. O FDA (Food Drug Administration – EUA) o aprovou, “como uma substância segura para alimentos” e agora pode ser encontrado em vários bicos de mamadeira, pratos, copinhos, assadeiras, utensílios de cozinha, esteiras e até brinquedos.

Mas, o silicone é seguro?

Na maior parte, é. No entanto, existem algumas coisas a serem levadas em consideração.

EXPOSIÇÃO AO SILICONE AO CALOR E À GORDURA

Embora o FDA realmente diga que o silicone de grau alimentício é seguro e não reage com outros materiais ou libera compostos perigosos quando aquecido, existem alguns estudos que questionam a estabilidade do silicone quando exposto ao calor extremo.

Esses estudos descobriram que pequenas quantidades de certos compostos chamados siloxanos podem soltar do silicone quando ele é exposto à gordura e a temperaturas acima de 148C. Embora a quantidade de siloxanos soltados seja muito pequena, esses compostos têm sido associados a problemas reprodutivos, alterações hepáticas e alguns podem até causar desregulação endócrina.

A boa notícia é que absolutamente NENHUM siloxano foi descoberto nos produtos de silicone que NÃO ESTÃO EXPOSTOS a calor e gordura MUITO ALTOS.

PUREZA DE SILICONE

Além disso, nem todos os silicone são iguais. Alguns produtos de silicone mais baratos podem conter enchimentos.

Ao escolher os produtos de silicone, certifique-se de escolher silicone 100% de qualidade alimentar.

FORAM TESTADOS E CONSIDERADOS SEM CHUMBO?

Finalmente, é importante confirmar que o silicone, especialmente o silicone de cores vivas, foi submetido a testes de chumbo, uma vez que os corantes podem ser uma fonte de chumbo. A maioria dos produtos infantis especifica que são BPA e sem chumbo; se eles não perguntarem ao fabricante.

Por que eu gosto de silicone para bebês e crianças

O silicone de grau alimentício pode ser uma alternativa segura e conveniente ao plástico. Devido à sua flexibilidade, leveza, facilidade de limpeza e propriedades higiênicas e hipoalergênicas (não tem poros abertos para abrigar bactérias), é especialmente conveniente para lanches, babadores, tapetes, capas de proteção e brinquedos de banho.

Embora eu também goste de borracha 100% natural para mordedores e chupetas, o silicone tem um histórico confiável de uso seguro em bicos de mamadeira, chupetas e mordedores também.

Em breve destacaremos produtos de silicone que recomendamos, que foram testados individualmente e por órgãos oficiais e quais investigamos a lista de materiais completa!

E você, tem produtos de silicone que usa em casa com seu bebê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s